Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Apresentação
Início do conteúdo da página

Apresentação

Publicado: Quarta, 01 Dezembro 2021 17:43 | Última Atualização: Quarta, 01 Dezembro 2021 17:47 | Acessos: 784

O Laboratório de Conservação, Restauração e Reabilitação da Universidade Federal do Pará (LACORE/UFPA) é o primeiro laboratório de conservação e restauração da região norte brasileira, localizado em Belém do Pará, fundado em 2006 pela ProfThais Alessandra Bastos Caminha Sanjad.

 

O LACORE tem por  objetivo mudar a realidade da conservação e restauro na nossa região. Buscamos entender a alteração dos nossos bens culturais e desenvolver materiais e técnicas de restauro adequadas a nossa realidade e contribuir com a melhoria da qualidade de vida das pessoas a partir da salvaguarda do patrimônio. O LACORE é vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Ciências do Patrimônio Cultural (PPGPatri), do Instituto de Tecnologia (ITEC) da UFPA.

 

O LACORE realiza pesquisas voltadas para:

  • o estudo dos materiais e técnicas tradicionais com vistas à produção de tecnologias para conservação e restauração;
  • avaliar o processo de degradação químico, físico e biológico das edificações históricas e de bens móveis e integrados;
  • estudar e difundir o uso de novos materiais e tecnologias apropriados à realidade local
  • aplicar o conhecimento das diversas ciências na salvaguarda do patrimônio edificado, urbanístico, arqueológico, bens móveis e integrados;
  • estudar estratégias de reabilitação urbana em áreas históricas como instrumento propulsor de desenvolvimento humano;
  • se constituir o banco de dados sobre as técnicas tradicionais e restaurativas na conservação do patrimônio arquitetônico e urbanístico na Amazônia.

 

O LACORE é sediado no Mercedários UFPA sito na Boulevard Castilhos França (s/nº) – Campina (em frente ao portão de acesso de veículos da Estação das Docas). CEP: 66010-060. Belém – Pará – Brasil.

Fim do conteúdo da página